Oficina de Contos

Por São Paulo - São Caetano do Sul ABC

Foi oferecida na Nova Acrópole ABC – São Caetano do Sul, no sábado, dia 12 de março, uma Oficina de Contos, com o propósito de se trabalhar esta habilidade de criação tão estimada na história humana.

“Além dos elementos básicos” – compartilha o professor José Roberto -, “também estudamos alguns contos de escritores consagrados. São um modelo de como uma atividade lúdica pode evoluir à dimensão da arte, da simplicidade e da beleza.”

Em nossa cultura de leitura pronta, de domínio dos meios digitais, a oficina buscou resgatar o prazer de usar a imaginação, refinar a inteligência e a atenção e fazer com as próprias mãos.

“Com a filosofia vamos revalorizando as nossas experiências cotidianas”, diz José Roberto, que conduziu a atividade. “Com mais atenção, imaginação, tinta e papel podemos compartilhar estas percepções com os demais.”

A oficina terminou com um exercício fraterno de elaboração de um pequeno conto em conjunto, mostrando que a união faz a força até nisso.

A Nova Acrópole recupera o sentido da filosofia como busca da sabedoria. É conhecimento, mas também é integridade, imaginação, senso de justiça, de fraternidade, de aperfeiçoamento individual, de refino do intelecto para tornar-se ação, arte e beleza. Enfim, promove os valores que nos tornam mais humanos e nos permite ainda conviver em maior harmonia.