Grupo Kapelle apresenta Duetos Concertantes na Nova Acrópole

Por Paraná - Curitiba

No dia 2 de junho, os violinistas Roberto Hübner e Matheus Prust apresentaram na Organização Nova Acrópole de Curitiba, o programa Grandes Duetos Concertantes. Tratou-se de um novo trabalho realizado pelos integrantes do Grupo Kapelle com objetivo de levar a público uma parcela da música erudita brasileira que permanece à sombra das obras e compositores mais populares.

No programa, o destaque ficou por conta dos duetos concertantes do compositor brasileiro Gabriel Fernandes da Trindade. Compostos por volta de 1814, ainda na época colonial, os duetos de Trindade constituem exemplos pioneiros da música camerística brasileira.

E para demonstrar que a música brasileira em nada estava atrás dos mais importantes compositores europeus da época, o programa ainda intercalou peças dos franceses Rodolphe Kreutzer e Pierre Bailot, compositores que viveram à mesma época de Trindade, na Europa.

Roberto Hübner retratou o período histórico em que viveu Gabriel Fernandes da Trindade, sua trajetória pela música erudita e destacou a sua obra entre os mais renomados compositores do período. Além da apresentação, o público pôde apreciar uma exposição com fotos da partitura da obra de Trindade. Mais que uma apresentação, conjugou história, arte, cultura e entusiasmo.

_DSC1731