O papel do esporte na construção da felicidade foi tema de palestra em Curitiba

Por Paraná - Curitiba

Desde o Olimpo, a morada dos deuses, até os dias atuais, sabe-se que os jogos lúdicos sempre existiram para divertir os seres humanos. Chega-se a dizer foram um presente dos deuses para a humanidade. Platão em sua época ou Pierre de Coubertin em um tempo mais próximo, falaram da importância do “agon”, ou esporte, como forma de educar os seres humanos. Foi a partir dessas ideias que no dia 22 de agosto a filósofa Luciana Castro abordou em palestra o tema da origem das atividades atléticas na vida dos seres humanos, fato histórico que se mistura com os mitos e nos relatos heroicos se encontram algumas respostas.

“Refletir juntos sobre essa ferramenta pedagógica que é uma modalidade esportiva, tem um importante papel na construção da felicidade, desde que praticado com consciência e sentido de aprendizado, não só sobre si mesmos, mas também pelo mais importante: a convivência com outros seres humanos”, colocou a palestrante.

O educador físico Fernando do Amaral, que participava da atividade, comentou: “Pretendo aprender mais sobre a filosofia aplicada ao esporte com o início do curso Filosofia para Viver no próximo mês, podendo enriquecer minha forma de atuar profissionalmente, colocando um melhor sentido para o ensino e poder contribuir com a vida das pessoas.”

A proposta da Nova Acrópole é fornecer ferramentas para que a pessoa busque e encontre algum grau de sabedoria. O Curso Filosofia para Viver voltado a adultos traz enfoques práticos, para que cada aluno aprenda a utilizar seu próprio potencial de forma útil e eficaz.