A Nova Acrópole Lauro de Freitas, em comemoração à Semana da Filosofia de 2023, promoveu no dia 18 de novembro com a professora Leonor Teixeira, a palestra aberta ao público trazendo a importância e a ação das escolas de Filosofia na formação do ser humano e na construção da história da humanidade, onde foram expostos os principais fundamentos e resultados de uma sociedade que tem a sabedoria como um norte civilizatório.
Os participantes realizaram também uma visita a três salas temáticas, vivenciando a experiência e assistindo as apresentações elucidativas, artísticas e científicas sobre o tema da filosofia e arte no Renascimento, da tradição filosófica nas grandes civilizações e do voluntariado filosófico.
A sala da Filosofia e Arte no Renascimento foi um atelier vivo, onde a arte foi vista em execução sensível, entendendo melhor a expressão do arquétipo do Belo, do Bom e Verdadeiro. Valores e símbolos universais que lhe são harmônicos e próprios estiveram presentes nessa exposição. Foi exposto o artista e suas diversas facetas em busca da perfeição, fruto das intuições estéticas, inspiração que se harmoniza com a natureza, seu caráter e o arquétipo de beleza.
Na sala temática da tradição filosófica, foi exposto o mito de Prometeu e a origem da filosofia, explicando como o ser humano recebeu a chama da sabedoria e como a transmissão desse conhecimento vem ocorrendo através das Escolas de Filosofia tradicionais ao longo da história até os dias atuais, assim como a influência dessas escolas na estruturação de grandes civilizações.
Por fim, na sala do voluntariado filosófico, foi exposta uma visão geral do significado real da palavra Voluntariado e sobre as ações dos milhares de voluntários acropolitanos, ao longo do tempo, não só no Brasil como também em outros países em que existem unidades da Organização Internacional Nova Acrópole.