No sábado, dia 30 de abril, a Nova Acrópole Lauro de Freitas promoveu a palestra intitulada “Um olhar filosófico sobre as origens do Brasil”, ministrada pela professora Leonor Fernandes, que iniciou sua fala lembrando-nos da importância de sabermos sobre outras versões da história, cabendo a nós discernir e eleger aquela que nos parece ter mais sentido, através de uma investigação comprometida.
Com a frase “Nenhum povo tem consciência sobre seu destino se ignora o seu passado ou se simplesmente não o entende”, fomos convidados a perceber de forma mais profunda as origens do nosso país, para conhecer os motores que movem nossa história e que forjam nossa identidade.
Ao longo da palestra, nos foi apresentada a necessidade de observar a história com a intenção de compreendê-la, e não com um olhar passional, tendencioso ou preconceituoso. A importância de vermos o Brasil como um todo e de vislumbrar os momentos históricos com um senso de atemporalidade.
Leonor trouxe também informações de como a Ordem Templária levou para Portugal todo o seu conhecimento filosófico. Além disso, informou que Portugal estava em busca de construir um mundo novo e expandir a fé com os nobres valores templários que influenciaram as grandes navegações. Ressaltou também que essas navegações foram realizadas por seres humanos de grandes ideais e não apenas por motivos mercantilistas.
As terras do Novo Mundo eram uma promessa de uma vida melhor, eram um sonho vivido por seres humanos que adentraram o temido e desconhecido mar por um ideal maior. Era uma partida para uma grande aventura.