
A Nova Acrópole Savassi promoveu a III Jornada Investigativa no dia 8 de março de 2025. O evento, em sua terceira edição, convidou os alunos a explorarem a virtude da investigação. A proposta foi de que os participantes aprofundassem seus estudos em temas específicos, sob a orientação dos instrutores.
Nesta edição, o foco foi a investigação das réplicas de símbolos presentes na unidade Savassi. O professor Jáder Freitas ministrou uma palestra inicial sobre o tema, relembrou as edições anteriores e delineou os próximos passos da jornada.
Convite para aprofundar a investigação
Ao final da palestra, cada um dos presentes pôde escolher um símbolo para aprofundar a investigação. Desse modo, cada um poderá realizar a sua própria pesquisa, a fim de que compartilhem com demais as suas descobertas em um novo encontro.
Além disso, será produzida uma síntese da investigação de cada aluno, a ser divulgada por meio de “QR code”, disponível ao lado de cada peça. Assim, todos poderão consultar as informações sobre o símbolo recolhidas na Jornada Investigativa.
Como nos ensina a segunda diretora internacional de Nova Acrópole:
“O filósofo é um buscador insistente, incansável, que não perde a oportunidade de descobrir uma partícula de verdade”.
(Delia Steinberg Guzmán)

Entusiasmo dos participantes
Os participantes demonstraram muito entusiasmo pela atividade:
“Participar da palestra da Jornada Investigativa foi muito interessante porque me trouxe a oportunidade de praticar uma atividade que gosto muito, que é estudar sobre civilizações antigas, seus costumes e significados. Espero poder contribuir e participar das futuras jornadas que virão”, compartilhou Suely Oliveira, aluna da Nova Acrópole Savassi.
Segundo Adriana Silva: “Participar da abertura da III Jornada Investigativa foi muito rico e transformador. Conseguir, através da investigação de um símbolo, entender seu significado e valor para a humanidade amplia o nosso conhecimento e virtudes e nos permite crescer em sabedoria. Foi muito positivo e gratificante. Recomendo!”.
“O encontro de abertura da jornada investigativa de 2025 foi muito inspirador, pois nos lembrou da virtude do discípulo que coloca a alma em movimento: a investigação”, relatou a aluna Consolação Cifani. Acrescentou ainda: “Quando se pensa na jornada do herói cotidiano, nas batalhas que travamos diariamente, ter a oportunidade de participar de uma jornada investigativa é um privilégio, pois o contato com os símbolos, sínteses da sabedoria atemporal, pode ser a chave para acessarmos mais um degrau em direção à cidade alta e vencermos mais uma batalha interior”.

Investigação e oportunidade de aprendizagem
A atividade alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, proposta pela Organização das Nações unidas (ONU). Mais especificamente, ao ODS#4, que objetiva promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Saiba mais sobre a edição anterior, a II Jornada Investigativa da Nova Acrópole Savassi.