
A Escola do Esporte com Coração de Nova Acrópole promoveu ateliês esportivos em Minas Gerais, nos dias 22 e 23 de março de 2025, na sede estadual, situada na zona rural do município de Cláudio. Amigos e familiares também puderam participar do evento.
Programação
A programação foi diversificada, contando com aulas sobre os princípios filosóficos da Escola do Esporte, com aquecimento, artes marciais e, ainda, atividades de integração.

Os ateliês contemplaram uma ampla variedade de esportes, permitindo que os participantes experimentassem diferentes práticas e desafios:
🏹 Tiro com Arco
🏃🏻♂️ Atletismo
🏓 Tênis de Mesa
🏊 Natação (teoria)
♟ Xadrez
🏐 Vôlei
Além disso, atividades como Lançamento de Peso e Lançamento de Disco também fizeram parte da programação, incentivando a precisão, a técnica e o controle corporal.
Em cada ateliê refletiu-se sobre o caráter de união e de fraternidade que deveria prevalecer nas atividades e, para mais além, na vida de cada um.



Visão dos participantes dos ateliês esportivos
Os participantes demonstraram muita felicidade por participarem do evento.
Sofia Barros Genelhu, aluna do programa de filosofia para jovens – Janos -, comentou que participar dos ateliês da Escola do Esporte foi muito divertido e que teve a oportunidade de aprender muitas coisas novas. Como exemplo, mencionou as técnicas de atletismo dos 100 m.
Sayonara Portugal de Vasconcellos contou que a atividade que o professor Magayver conduziu na quadra, com todos de mãos dadas, formando uma corrente, a fez sentir a força da união, do propósito de vivermos melhor em sociedade e de respeitarmos uns aos outros.

Consolação Cifani assim refletiu: “O pique-pega ensinou sobre fraternidade, especialmente na atenção para com quem inesperadamente caía no chão e recebia ajuda para se levantar. Além disso, trouxe o entendimento de que o principal é a Unidade. O xadrez demonstrou a união de Kronos e Kairós, permitindo um melhor aproveitamento do tempo e maior atenção às oportunidades que aparecem. Por sua vez, o arco e flecha revelou que o alvo não está apenas fora, pois ele reflete todos os sentimentos internos. O ateliê de natação surpreendeu, pois, mesmo sem uma piscina, conseguiu transmitir ensinamentos profundos. Da mesma forma, o lançamento de disco ensinou o desapego, por meio do toque suave dos dedos e do impulso dado, como em um instrumento musical ou em uma dança. Por fim, o treino de vôlei integrou os participantes, despertando o sentido de equipe e, assim, trazendo alegria para todos.”



Contribuição para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
A atividade alinha-se aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para a agenda 2030, proposta pela Organização das Nações unidas (ONU), mais especificamente ao ODS#3, que busca assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todas e todos, em todas as idades.
Leia mais sobre as atividades da Escola do Esporte com Coração de Nova Acrópole em Minas Gerais.