Ações de voluntariado acropolitano no Rio Grande do Sul

Por Nova Acrópole Brasil

Através de diversas ações, com ritmo e constância, os voluntários acropolitanos seguem atuando dia após dia nas ruas, nos abrigos e também nos pontos mais longínquos das cidades, comunidade e regiões rurais do estado do Rio Grande do Sul. Trata-se de uma rede de ação que envolve a todos os voluntários da Nova Acrópole do Brasil: os que estão mais longe seguem movimentando a campanha de arrecadações, divulgando-a e enviando doações financeiras via pix ou paypal e os que estão mais perto, atuam no “corpo e corpo” nas cidades de Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Porto Alegre, Santa Maria, Santa Cruz do Sul e São Leopoldo.

Apresentamos abaixo descrições, relatos e quantitativos das ações realizadas em Caxias do Sul, Novo Hamburgo e Porto Alegre nesta última semana.

As ações realizadas entre os dias 6 e 8 de maio podem ser acessadas nesta outra notícia: voluntarios-de-caxias-do-sul-apoiam-abrigos-e-familias-atingidas-pelas-aguas. A noite do dia 9 de maio, foi destinada ao recebimento, triagem e organização de donativos na sede da Nova Acrópole e entrega de doações como fraldas infantis e geriátricas, lenços umedecidos e pomadas à voluntária Natali Machado que está arrecadando estes materiais e encaminhando para entrega em Roca Sales e Muçum. Também foram entregues duas malas com roupas para um morador da cidade que perdeu sua casa em desmoronamento. Cerca de quinze voluntários apoiaram as ações.

No dia 10 de maio seguiu-se o trabalho diário de monitoramento de necessidades e realização de contatos com instituições, voluntários e possíveis canais de atuação, assim como situação do clima e condição das estradas que atualmente seguem apresentando riscos de deslizamento e danos em sua estrutura. Foi enviada aos alunos da Nova Acrópole, as atualizações da lista de mantimentos mais necessários na campanha de arrecadação e o compartilhamento de imagens apresentando a experiência vivenciada ao longo da semana. Também foi agendada uma reunião de coordenação para a noite e convite aos voluntários para os trabalhos no sábado e no domingo – sete voluntários apoiaram as ações.

No dia 11 de maio foi realizado o recebimento, triagem e organização de donativos. Atualização dos itens de arrecadação de acordo às necessidades atuais e divulgação. Confecção de cartões com mensagens de inspiração para acompanhar os donativos – água potável, alimentos, itens de higiene e cesta básica foram entregues no bairro Galópolis, fortemente atingido pelos desmoronamentos.

Em Novo Hamburgo, onde apoiam também os voluntários acropolitanos da cidade vizinha de São Leopoldo, as ações tiveram início no dia 3 de maio com a entrega de doações no abrigo da FENAC e realização de atividade recreativa filosófica com as crianças abrigadas. Dois voluntários participaram da ação que beneficiou cerca de 30 crianças abrigadas. No dia 4 de maio as ações foram a organização das doações do abrigo de animais encontrados nas enchentes (antigo hotel da FENAC). Seis voluntários participaram da ação em benefício de 100 animais. No dia 5 de maio foi realizada novamente uma atividade recreativa filosófica com as crianças abrigadas na Paróquia Nossa Senhora das Graças. Oito voluntários participaram com 20 crianças abrigadas.

Nos dia 9 de maio e 10 de maio as ações foram de apoio, observação e levantamento de demandas no abrigo da Católica em Estância Velha. Vinte voluntários acropolitanos atuaram em benefício de 269 abrigados. No dia 11 de maio uma atividade com música e dinâmicas foi oferecida, trazendo um pouco que calor humano aos abrigados.

Na capital do estado, desde o último domingo, dia 5 de maio, os voluntários assumiram a coordenação do abrigo Clube Caixeiros Porto Alegre e realizam diariamente a gestão de estoque, entradas e saídas de doações, coordenação e gerência de 200 voluntários a partir de um grupo de 1200 voluntários cadastrados. São 80 abrigados que recebem 3 refeições diárias e lanches disponíveis todo o tempo. Neste abrigo ocorrem atendimentos diversos, realizados por uma equipe de saúde que conta com psiquiatria, psicologia, fisioterapia, clínica geral, ortodontia e enfermaria. Nossos voluntários também realizam a gestão 24h do abrigo para pets.

Dentre as atividades mais destacadas nos dias 10 e 11 de maio, que pôde contar com 324 voluntários colaborando, tem-se a confecção de caixas para abrigos pet, a visita para confecção de novas certidões e documentos, visita de apoio da OAB, música ao vivo, com violino circulando pelos dormitórios e peça de teatro apresentada.

Ainda em Porto Alegre uma importante ação foi realizada pelos voluntários acropolitanos no bairro Menino Deus. A Estação de Tratamento Menino Deus que atende 30 bairros de Porto Alegre, que estava inacessível pelas águas, foi reativada com o apoio dos voluntários, que de barco colaboraram para o reestabelecimento do abastecimento de água potável para quase 30% da população da cidade.